Basta você deixar seu e-mail e seu nome que você vai receber o seu cupom de desconto.
10 Curiosidades Sobre Pérolas
As pérolas são clássicas no mundo das joias e não poderíamos esperar menos, afinal, são bonitas, atemporais e podem ser aplicadas em brincos e colares que entregam uma elegância ímpar.
As 10 curiosidades sobre Pérolas que você precisa saber
As pérolas são valorizadas em joalherias e lojas de acessórios em todo o mundo, mas nem todos sabem como elas surgem, quais as diferenças entre os tipos e outras curiosidades sobre pérolas.
Veja a lista que separamos:
1. Como surgem as pérolas
As pérolas são produzidas por organismos vivos, as ostras. Elas nascem a partir da deposição de camadas de uma substância que estes animais produzem quando identificam um objeto estranho no interior das suas conchas.
Esse objeto estranho pode ser um simples grão de areia ou algum parasita que se aloja ali por engano.
2. Como as pérolas são produzidas em escala?
A produção e cultivo de pérolas para abastecimento da indústria é uma realidade desde o século XX. Como citamos no tópico anterior, as pérolas nascem de um mecanismo de defesa. Se dependêssemos apenas daquelas que são geradas naturalmente, não haveria insumo suficiente pois apenas uma entre dez mil ostras geram pérolas se não houver interferência humana.
3. A retirada da pérola machuca a ostra?
Não, a retirada da pérola não interfere na vida do animal e ele pode inclusive produzir outros exemplares posteriormente.
4. As pérolas podem variar de cor?
Sim, uma das curiosidades sobre pérolas é que as cores podem variar de acordo com a cor do interior da ostra. É possível encontrar exemplares brancos a dourados e de tons arroxeados a preto.
5. Qual a composição das pérolas?
Como citamos anteriormente, as ostras secretam a substância que recobre o corpo estranho e formam as pérolas. Mas você sabia que essa substância é basicamente cálcio? Isso mesmo, as pérolas são 95% cálcio.
6. É verdade que as pérolas se dissolvem fácil?
Depende. Elas são materiais resistentes, mas pela composição de cálcio, elas se dissolvem ao entrar em contato com ácidos leves como o vinagre, por exemplo, já que a substância possui ácido acético e pode estragar a peça facilmente. Por isso, é essencial saber dos cuidados com as pérolas para que as suas semijoias durem o máximo de tempo possível.
7. Existem pérolas famosas?
É comum para outros tipos de pedras preciosas como diamantes, que existam alguns exemplares mais famosos, seja pela beleza, tamanho ou história. É claro que com as pérolas isso não seria diferente, embora seja ainda mais raro.
Uma das curiosidades sobre pérolas é que a mais famosa delas se chama Peregrina, não é esférica e tem um “formato de pêra" além de pesar cerca de 200g. Ela foi descoberta no século XVI, pertenceu a reis e rainhas ao longo de séculos.
8. Peças são artigos de luxo?
No século XIII, o uso de joias confeccionadas com pérolas chegou a ser proibido para pessoas comuns, justamente por ser considerado item raro e por isso destinado apenas para a realeza.
Com a popularização da produção, isso se dissolveu e elas passaram a ser mais acessíveis para a burguesia e população em geral.
9. Qual a mitologia associada às pérolas?
Na mitologia antiga, elas eram vistas como “lágrimas dos deuses” ou que nasceram junto com afrodite, deusa do amor e da beleza.
10. Pérolas possuem validade?
As pérolas não possuem validade, mas elas precisam de cuidados para não perder o brilho, afinal, não podem ser polidas e por isso esse cuidado é essencial para que mantenham o brilho.
Esperamos que você tenha gostado dessas curiosidades sobre pérolas, e que elas te ajudem a se apaixonar cada vez mais por essas pedras!